segunda-feira, 20 de junho de 2016

Avaliação sobre a barraca Arpenaz Family 5.2 XL ou T- ELITE 5.2 XL

Olá amigos, estamos bem parados com as postagens, e pelo que venho acompanhando, varios blogs estao mais devagar nas postagens, deve ser o frio heheheh. Conversando agora com Sr. Luiz campista, me inspirei a escrever...entao lá vai.

Vamos falar sobre nossa nova barraca: A Arpenaz Family 5.2 XL que pelo que vimos na net ainda nao tem nenhum material de alguém que realmente comprou e testou ela, rodando e inclusive nao tem no site da decathlon (nao sei porque). Então muito provável que seremos os pioneiros.

A sacola é bem menor que a da nossa antiga barraca deve dar metade do tamanho da sacola da air second family 6.3 XL, o peso dela também é menor, 19 kg contra 26kg da nossa antiga. Isso deve ser levado em consideração caso você tenha espaço limitado. Para vocês terem um ideia a sacola da nossa antiga barraca ocupa TODO o porta malas de um palio (modelo antigo).

Nossa antiga barraca, Air Family 6.3 XL

Nossa nova barraca, Arpenaz Family 5.2 XL



Um detalhe bobo que nao gostei, em varias barracas da quechua, é o tecido que prende essa argolas do piso, é visivelmente frágil, no caso da aba do piso na regiao da porta Frontal nos que temos crianças elas vao tropeça e com tempo poderá rasgar. Em outros pontos da mesma barraca essas tiras são duplas, bem mais resistentes.


Ela tem uma boa abertura da porta é possível deixar uma parte aberta que ainda fica protegido da chuva pela aba da barraca.


Tem um jogo de cores agradável.


Ela tem porta com telas e duas janelas com plastico transparente, é possível pegar o sol (se quiser) em quase todas as horas do dia, basta remover a proteção. Ela também tem o varal interno para estender um pano de prato ou toalha, semelhante a sua irma inflável, tem uma porta frontal e uma lateral. Foi corrigido a aba que protege da chuva da porta lateral, tem uma inclinação diferente do projeto da air family (inflável) onde acumula água e quando a pessoa vai sair bate a cabeça no bolsão que se forma e toma banho (ja aconteceu cmg).


ai está a tira dupla que comentei nas fotos acima, nas argolas da parte frontal do piso é simples, bem frágil já em outros pontos é duplo como da foto abaixo. Deveria ser tudo assim, pois é mais durável. Ponto positivo também para o gancho que vem com elástico, absorvendo a tensão.


Outro ponto ruim são as tiras que abracam a porta quando ela esta recolhida.
Não é de hoje que vejo ser um material simples, esta tira constantemente tem influencia humana, é puxado, torcida. Deveria ser elástico como as da porta do quarto (que sao usadas bem menos que as da porta principal da barraca). Na minha antiga barraca quechua 2 second sky view (que tem o msm problema) ela estava rasgando.

tira para abraçar a porta principal

Tira da porta do quarto, com elastico

O piso ficou bem preso e as abas ficam todas de pé bem certinho, ponto positivo. Ela ficou um pouco esticado demasiadamente na regiao do quarto, mas terei que armar mais algumas vezes pois pode ser falta de habilidade.






O piso é uma coisa só, ele é grudado no quarto, assim evita que a agua entre por baixo dos mesmos. Na antiga barraca o piso protegia todo fundo da barraca inclusive dos quartos, ponto negativo, você não conseguirá lavar a piso sem os quartos. Eu colocarei uma lona embaixo dela para evitar que machuque a lona da barraca com eventuais pedras ou galhos,pois para achar reposição desses itens deve ser complicado, tem que trocar tudo, o fundo junto com os quartos... por isso nunca se sabe neh, melhor previnir.


Ela tem os tradicionais bolsos nas portas e nos quartos.



 A divisão dos quartos é costurada, diferente da irmã inflavel (arpenaz air seconds family 6.3 XL) isso é bom da mais privacidade, mas o que seria melhor ainda é que fosse com ziper, para pessoa ter opcao de ter um quarto gigante para caso de ter filhos pequenos ou quartos separados para caso de querer mais privacidade. Um quarto é maior que o outro, perfeito para minha necessidade em um cabe um colchão de casal e no outro um de casal mais um colchao de solteiro. Como terei mais um filho ficou bom pois enquanto for pequeno fica no nosso quarto confortavelmente.


 A Area comum é boa a mesma da  inflavel (quando esta com todos quartos armados) e por ter herdado a aba frontal da sua irma t6.2 o aproveitamento da area comum é maior. Diferente das barracas  que tem essa parte inclinada (caso das inflaveis e da arpenaz family 4.1/4.1 XL/6.3 XL por exemplo) onde se der qualquer chuva você tem que fechar a porta, porque a agua cai quase no meio da area comum. Voce acaba perdendo muita area porque nao tem como efetivamente usar com a porta aberta.





Nao confundam a Family 5.2 XL com sua irma menor arpenaz Family 5.2, sao idênticas com excessão da cor e do tamanho do avance. Seria como a T6.2 e a t6.2 XL air. Por conta da pouca diferença de preço acho que nao compensa a 5.2 (1300,00) por que fica complicado alocar as coisas dentro do avance, a XL (2000,00 reais)acomoda muito melhor.


Arpenaz Family 5.2 XL

Arpenaz Family 5.2

Eu acredito que essas barracas vieram fechar a lacuna das t6. Onde mês passado foi vendida a ultima que tinha no Brasil nas lojas da Decathlon. (eu sei porque eu quase comprei Rsss)

Ela nao é uma barraca tao grande quanto a T6 XL air, ficou no meio termo, sendo maior que a T6.2 e menor que a T6 XL air. É uma boa opcao. Eu gosto muito da XL-air é muito grande trazendo um grande porem este pode ser um problema para muitos campistas, referente a ter que pensar 2x no camping que irá ficar pois as vezes ele não comporta a barraca.



  1. A 5.2 XL tem área comum maior que a 5.2, de 8,2 m².  
  2. É mais leve e tem o mesma área que o da Inflável TOPO de linha das barracas a 6.3, e custa 1000 reais mais barato que a inflável, tem dois anos de garantia.
  3. Ela é maior que a t6.2 que tem 6 m² e ligeiramente mais pesada
  4. É menor e muito mais leve que a t6.2 XL air com mais de 11 m² (para muitos pode ser um exagero) 
  5. Tem o piso tao cobiçado onde melhora muito o aspecto visual e o conforto.
  6. A parede d'água se mantem a mesma de todas as outras.
T6.2 XL  AIR

T6.2

Ainda nao testei na chuva, Mas  RECOMENDO! ela melhorou todos os aspectos ruins das suas irmãs, será que a Quechua acertou finalmente? A principio so é possivel comprar nas lojas, logo muito provável que a decathlon coloque no site, ja aconteceu com outra compra que fiz onde por ser lançamento nao tinha sido colocado no site ainda, depois que eu reclamei aqui em Joinville, eles colocaram.

Video da Montagem

https://youtu.be/voZHbsusjgg